Tarde segue com tempo seco e ensolarado na Grande São Paulo

20/06/2024 15:42 - Quinta-feira

O inverno começa às 17h51 desta quinta-feira, com condições atípicas para a estação. O Sol favoreceu a rápida elevação das temperaturas, provocando uma tarde com baixos índices de umidade e sensação de calor para a época do ano. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros superaram os 28°C com índices de umidade atingindo valores abaixo dos 20% em algumas estações, o que levou a Defesa Civil Municipal a decretar estado de ALERTA para baixa umidade do ar. Os dados do CGE mostram ainda que junho acumulou apenas 0,3mm até o momento, o que corresponde a 0,6% dos 49,5mm esperados para o mês, sendo o último registro de chuva significativa os 27,8mm ocorridos no dia 27 de maio.

As próximas horas seguem com tempo seco e ensolarado na Grande São Paulo. As temperaturas entram em gradativo declínio, com previsão de mínimas em torno dos 13°C para a próxima madrugada.

A grande massa de ar seco que predomina sobre o interior do Brasil e impõe o bloqueio atmosférico mantém o tempo estável e ensolarado, com temperaturas elevadas para a época do ano e baixos índices de umidade no período das tardes. Alerta-se que estas condições dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.

A sexta-feira (21) segue com tempo seco e ensolarado ao longo do dia. A sensação deve ser de calor para a época do ar com mínimas em torno dos 13°C e máximas que podem superar os 27°C. Atenção para a umidade relativa do ar deve atingir níveis próximos aos 30% nas horas mais quentes. Não há expectativa de chuva.

No sábado (22) deve ser mais um dia de sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas que podem superar os 28°C. Atenção para os baixos índices de umidade, que devem atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes.