Final de tarde com temperatura em lento e gradual declínio em SP

02/06/2024 16:27 - Domingo

A tarde deste domingo (02) segue com predomínio de sol e temperaturas agradáveis. Hoje a temperatura máxima ficou dentro do previsto com valores médios em torno dos 24,5°C. A umidade do ar se manteve baixa com os menores valores em torno dos 37%. Vale lembrar que, durante a madrugada, a temperatura média da cidade foi de 12,2°C, sendo que na região central marcou 14,4°C. A sensação de frio foi maior nos bairros mais extremos da cidade. Entre o sul de Capela do Socorro e Parelheiros os termômetros registraram 5,7°C. Já na Zona Norte, Perus foi o bairro mais frio com mínima de 9,3°C, enquanto na Zona Leste a estação meteorológica do Itaim Paulista apontou mínima de 12,5°C.

A Defesa Civil Municipal ainda mantém toda a Capital paulista em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h40 do dia 28/05/24 - (terça-feira).

As simulações atmosféricas mais recentes começam a indicar o enfraquecimento da massa de ar frio nos próximos dias. Uma frente fria de fraca atividade chuvosa deve passar rapidamente pela costa paulista no decorrer da terça-feira (04)

Na segunda-feira (03), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Não há previsão de chuva e o predomínio será de sol entre poucas nuvens. O ambiente pré-frontal estimula a elevação das temperaturas, que devem registrar mínima de 14°C e máxima ao redor dos 25°C. A umidade do ar segue baixa com valores mínimos na casa dos 38%. No fim da tarde a nebulosidade deve aumentar com a aproximação da frente fria.

A terça-feira (04) deve apresentar uma madrugada com maior quantidade de nuvens e termômetros em média por volta dos 14°C.  No período da manhã há probabilidade de chuva isolada de fraca intensidade e rápido deslocamento. A passagem da frente fria pela costa paulista deixa o dia com muitas nuvens, o que dificulta a elevação da temperatura. A máxima não deve superar os 19°C, enquanto os percentuais de umidade do ar se elevam, com valores entre 60% e 90%.